Pular para o conteúdo principal

A relação entre alimentação saudável e minhocário

Recentemente, voluntárias da Horta FSP realizaram uma manutenção nos minhocários.






A proliferação das minhocas mostrou que era necessário, com o acréscimo de terra e mais matéria orgânica, expandir mais um andar em um de nossos minhocários - temos três: dois de 3 andares e um de 2 andares.
Você sabe como funciona um minhocário?

Fonte: http://www.maiscommenos.net/blog/2009/04/como-fazer-um-minhocario-domestico/ (Acessado em 9 de abril de 2018 às 15h14)

Minhocários podem ser construídos com caixas, obrigatoriamente opacas, devido à alta vulnerabilidade das minhocas quando expostas à luz. O minhocário construído pode ter dois ou três andares - neste post abordaremos o modelo mais tradicional, de três andares.

Fonte da imagem: https://permaculturaeoutrasverduras.wordpress.com/2015/09/25/como-fiz-um-minhocario/ (Acesso em 4 de maio de 2018 às 17h17)

A primeira caixa do minhocário (de cima para baixo) deve ter  sua base com furos, assim como a segunda. O depósito de uma porção de terra, juntamente com matéria orgânica doméstica e matéria seca (folhas, palha) na primeira caixa e, na segunda, o depósito de substrato de minhocas, fazem com que as minhocas migrem da segunda caixa para a primeira, através dos furos da base, em busca de matéria orgânica.
Húmus, um tipo muito valioso de adubo, e chorume (biofertilizante) são formados no processo de decomposição da matéria orgânica pela minhoca. Os furos da base da segunda caixa permitem o vazamento de chorume e preenchimento da terceira caixa com esse líquido - para facilitar a coleta do chorume muitos instalam uma torneira na última caixa, inclusive.

Nossos minhocários
Em um minhocário não se deve colocar: frutas cítricas como limão, laranja, tangerina e abacaxi, além de cascas e restos de cebola e alho (esses resíduos modificam o PH do minhocário e prejudicam tanto as minhocas quanto a qualidade do composto); carnes, gorduras e laticínios também não devem ser colocados para compostagem (além de apresentarem uma decomposição extremamente lenta, a possibilidade de atrair animais indesejáveis é muito grande).

O tamanho do seu minhocário começa na sua cozinha, uma vez que quanto maior a qualidade da sua alimentação (alto consumo de frutas, legumes e verduras) mais nutritiva é a matéria colocada para as minhocas e maior a proliferação delas. Talvez, até, elas fiquem felizes.
Taí: a relação entre alimentar-se com saúde e minhocas.

A Horta FSP já realizou muitas oficinas de montagem de minhocários e disponibiliza tempo para retirada de dúvidas e os minhocários da faculdade para visita de interessados, basta entrar em contato.


Fonte do post: http://www.maiscommenos.net/blog/2010/09/o-que-pode-e-o-que-nao-pode-colocar-no-minhocario/ (Acesso em 04 de maio de 2018 às 16h55)





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Maria-pretinha, a berry do brasileiro orgulhoso

Blueberry, cranberry, goji berry, framboesa, cereja,  groselha, morango, amora, uva: as conhecidas frutas vermelhas são muito utilizadas em receitas de países frios. Europeus adoram berries, especialmente na confeitaria. Brasileiros também, mas, em um país tropical, têm de pagar preços absurdos por elas (em São Paulo, 100g R$15,00). Nas palavras de Guilherme Ranieri, autor de Matos de Comer ( http://www.matosdecomer.com.br/ ): “Tirando o fato de termos uma flora exuberante, dezenas de gêneros científicos e uma enorme biodiversidade, não seria legal termos nossas próprias berries?” ¹ Maria-pretinha da Horta E a resposta boa é: temos! Temos frutos, "berries brasileiras", que representam nossa terra nativa e, inclusive, trazem muitas recordações de quintal a alguns. Pitanga, grumixama, amora, cambuci são algumas que talvez sua avó tivesse no quintal. Uma vez que oriundas de árvores, porém, não são viáveis quem tem pequenos quintais ou quer colher berries rapida

Planta da Semana: Capim-Limão X Citronela

Termos Botânicos: Tubérculo, Bulbo e Raiz Tuberosa

Conhecer as nomenclaturas das plantas e suas diferenças são importantes para compreender o que planta e consome em sua horta.     Basicamente são diferenciadas pelo local em que as reservas de nutrientes são acumuladas.