Pular para o conteúdo principal

Sustentabilidade e Compostagem

Existem tipos diferentes de resíduos, cada um com necessidades e possibilidades distintas de tratamento, portanto ‘lixo’ é uma forma inadequada e antiga de se referir aos resíduos que produzimos, pois grande parte deles (secos e úmidos) podem ser reaproveitados.
Os resíduos secos como papel, plástico, metal e vidro, geralmente são reciclados ou reaproveitados através de processos específicos para obter uma “nova“ matéria prima ou são utilizados para a produção de artesanato, por exemplo. Já os resíduos úmidos, são os resíduos orgânicos produzidos em casa, feiras, e outros, que podem ser reciclados por meio da compostagem doméstica/caseira.
Na cidade de São Paulo, os resíduos orgânicos representam 51% dos resíduos domésticos, seguidos pelos resíduos recicláveis secos (32%) e, por fim, dos rejeitos (17%). Dessa forma, é possível observar a grande importância que a compostagem doméstica/caseira possui. A partir dela, pode-se ajudar de maneira sustentável a diminuição da quantidade de resíduos enviados aos lixões e aterros sanitários, evitando gradualmente os danos causados ao meio ambiente.

O que é compostagem e quais os modelos mais utilizados?
A compostagem é um processo biológico em que microrganismos degradam a matéria orgânica gerando um composto, adubo natural de aspecto semelhante ao solo. Os dois modelos caseiros mais utilizados são a compostagem em recipientes e a vermicompostagem.
A presença de oxigênio é fundamental para que não ocorra a formação de odores fortes causados pela fermentação e putrefação dos resíduos, saber o que colocar e/ou não e a quantidade também contribui para obter melhores resultados da compostagem.

O que colocar, evitar e não colocar na composteira doméstica:


* Não podem estar temperados com sal, pimenta, vinagre e etc.
Evitar: Guardanapos e Papel Toalha.
Não colocar: Fezes de animais domésticos, Papel higiênico.


O que é produzido e como utilizar?
O composto sólido pode ser utilizado tanto para adubar diretamente as plantas como para revitalizar vasos e melhorar terras enfraquecidas a serem usadas em novos plantios.  
Com o composto líquido as plantas absorvem os nutrientes com muita facilidade, mas ele deve ser diluído na proporção de 1 parte de composto líquido para 10 partes de água, e a adubação não pode ser diária. É recomendado um intervalo de pelo menos uma semana entre as aplicações.
  
Quer saber mais sobre o assunto e aprender como fazer a sua própria composteira? Acesse os links abaixo:
Como fazer uma compostagem caseira/doméstica
Curiosidades Lixos e Compostagem
Importância da matéria seca na compostagem

Referências Bibliográficas:
Manual de Compostagem Doméstica com Minhocas
Manual para gestão de resíduos orgânicos nas escolas

Manual Básico de Compostagem - USP Recicla

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Maria-pretinha, a berry do brasileiro orgulhoso

Blueberry, cranberry, goji berry, framboesa, cereja,  groselha, morango, amora, uva: as conhecidas frutas vermelhas são muito utilizadas em receitas de países frios. Europeus adoram berries, especialmente na confeitaria. Brasileiros também, mas, em um país tropical, têm de pagar preços absurdos por elas (em São Paulo, 100g R$15,00). Nas palavras de Guilherme Ranieri, autor de Matos de Comer ( http://www.matosdecomer.com.br/ ): “Tirando o fato de termos uma flora exuberante, dezenas de gêneros científicos e uma enorme biodiversidade, não seria legal termos nossas próprias berries?” ¹ Maria-pretinha da Horta E a resposta boa é: temos! Temos frutos, "berries brasileiras", que representam nossa terra nativa e, inclusive, trazem muitas recordações de quintal a alguns. Pitanga, grumixama, amora, cambuci são algumas que talvez sua avó tivesse no quintal. Uma vez que oriundas de árvores, porém, não são viáveis quem tem pequenos quintais ou quer colher berries rapida

Planta da Semana: Capim-Limão X Citronela

Termos Botânicos: Tubérculo, Bulbo e Raiz Tuberosa

Conhecer as nomenclaturas das plantas e suas diferenças são importantes para compreender o que planta e consome em sua horta.     Basicamente são diferenciadas pelo local em que as reservas de nutrientes são acumuladas.