Pular para o conteúdo principal

Ideias de Cultivo em Casa (1) - Como Montar Uma Mini-Horta Caseira


        O ato de plantar e colher um alimento dentro de casa, muda a relação que tecemos com a comida e com o meio ambiente. Essa relação de proximidade gera maior consciência sobre a produção de resíduos orgânicos e aumenta a utilização eficiente do uso da terra urbana. Uma horta pode ser construída em qualquer ambiente urbano, seja diretamente no solo, em canteiros suspensos, ou até mesmo em pequenos vasos onde não há disponibilidade de espaços extensos.
 
       A finalidade deste post é despertar a consciência ambiental através do resgata entre o contato com a terra e a produção de alimentos de forma simples, e em lugares onde não há tanto espaço disponível. para esta finalidade, o o cultivo de temperos é o passo ideal! As ervas podem ser facilmente cultivadas em vasos individuais, ou em conjunto com outros tipos.
      Os utensílios básicos necessários para montar uma mini horta são:


        Como montar:


  •      (1) O sistema de drenagem é fundamental para que a planta cresça, além de evitar que o solo fique encharcado e que as raízes apodreçam. Primeiro verifica-se se o vaso escolhido possui furos para que a água escoe. Após a verificação, deve-se cobrir o fundo do vaso com a argila expandida, e em seguida deve-se cobrir com um pedaço de filtro (areia). A argila depositada no fundo da jardineira impede que haja excesso de umidade na terra, além de prevenir que haja a obstrução dos furos. Já a areia evita que a terra se misture com a argila;
  •      (2) O substrato utilizado pode ser preparado a partir de uma mistura de três partes iguais de terra, composto orgânico (húmus) e areia. Deve-se preencher o vaso e fazer uma espécie de "cova" para abrigar o torrão das mudas utilizadas;
  •      (3) Delicadamente deve-se colocar na cova feita no solo até cobrir o torrão;
  •     (4) O último passo é cobrir a terra com o material de sua preferência (pedras, folhas secas, palha). A cobertura do solo pode limitar o crescimento de ervas daninhas e conservar a umidade do solo. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Controle Biológico de Pragas: PULGÕES

Em uma horta, manter a harmonia  natural do sistema é a melhor forma de fazer o controle biológico de pragas. Existem espécies de plantas que ajudam a manter esse equilíbrio e controle natural.
Uma das pragas mais comuns nas hortas são os pulgões, pequenos insetos (cerca de 3 mm de comprimento) que se alimentam sugando a seiva das plantas e são capazes de se multiplicar com  rapidez.
Espécies como cravo de defunto, arruda, manjericão, lavanda, hortelã, entre outras com aromas fortes, ajudam a espantar os pulgões, que as detestam. Já a capuchinha atrai os pulgões para si, servindo como uma espécie de armadilha na sua horta. Essas plantas são ótimas companheiras na sua horta, contribuindo na manutenção do equilíbrio e no controle natural de infestações. Outra ótima companheira para sua horta é a joaninha, Ao contrário dos pulgões e outros insetos que se alimentam das plantas e podem ser prejudiciais para sua horta, a joaninha é uma ótima companheira para suas plantinhas. Joaninhas são…

Histórias da Horta

A Horta FSP não tem como objetivo central que os alimentos cultivados sejam base para a alimentação das pessoas, mas sim uma estratégia de reflexão sobre o preparo adequado do alimento, sua origem e o modelo de desenvolvimento econômico e agrícola que temos.  Estimular o convívio entre as pessoas e com a natureza no ambiente urbano sob uma visão de sustentabilidade e saúde, por outro lado, é uma melhor forma de definir o objetivo da Horta.  As relações pessoais e sociais que envolvem a produção de alimentos, portanto, têm relevância equiparada ao próprio alimento produzido para a Horta e ditam a parte "comunitária".  As participações de duas funcionárias, descritas a seguir, são sinal de êxito na proposta do projeto.
Apresentamos, abaixo, a Roberta, nutricionista doutoranda em Saúde Pública. Na próxima foto, é o prato de filé mignon com folhas de ora-pro-nóbis (da Horta!) preparado por ela. Tomate 🍅, cebola e páprica deram aquele saborzinho a mais. 

Já esta abaixo é a senhor…

Planta da semana: Açafrão-da-terra