Pular para o conteúdo principal

Ideias de Cultivo em Casa (2) - Cuidados Básicos com a Mini-Horta


        Agora que você aprendeu a maneira correta de construir uma mini-horta caseira de temperos, é fundamental saber os cuidados básicos que se tem que tomar para manter sua horta vistosa e saudável.
  • (1) As regas podem ser realizadas pela manhã ou no período da tarde, pois são os horários em que normalmente o clima não está muito quente. A intensidade da rega deve ser de acordo com as condições do solo no momento, isto é, se o substrato está muito úmido (sinta a umidade do substrato com os dedos), não é necessário regar com grande quantidade de água, e vice versa; é importante que o solo nunca fique encharcado. Obs: É importante atentar-se que a água utilizada para a rega poderá escoar, dessa forma, regue os vasos perto de uma pia ou ralo.

  • (2) O sol é vital para o crescimento das plantas, é importante deixa-las em locais que fiquem expostos a luz solar por um período mínimo de 4 horas. Porém, atentar-se aos dias muito quentes e secos, em que este tempo de exposição poderá ser menor.

  • (3) De mês em mês crie o hábito de revolver o solo com um ancinho (rastelo de jardim, ou até mesmo um garfo) tomando sempre cuidado com a raiz. Após revolver o solo, adube as plantas como húmus ( cerca de duas colher de sopa cheias por planta é o suficiente). Retire pequenos matinhos que crescem ao redor das plantas e as folhas secas. Regue. 

  • (4) As podas geralmente ocorrem com a finalidade de consumo. Recomenda-se para ervas que possuem folhas como o manjericão e orégano destacar com as mãos, sem destacar o caule. Já as ervas como alecrim, tomilho e salsa podem ser retiradas diretamente dos galhos em um movimento  da parte mais próxima a raiz em direção ao ápice do galho. 

  • (5) Caso ocorra ataque de pragas, dependendo da dimensão é possível realizar a eliminação manualmente. Caso a infestação persista, invista em um inseticida natural para o controle. Entretanto, deve-se prestar atenção em qual tipo de praga está atingindo as plantas. As pragas que mais comumente tendem a aparecer em temperos são os fungos. O surgimento dos fungos, está ligado principalmente ao excesso de umidade no solo, devido a rega abundante. 



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Maria-pretinha, a berry do brasileiro orgulhoso

Blueberry, cranberry, goji berry, framboesa, cereja,  groselha, morango, amora, uva: as conhecidas frutas vermelhas são muito utilizadas em receitas de países frios. Europeus adoram berries, especialmente na confeitaria. Brasileiros também, mas, em um país tropical, têm de pagar preços absurdos por elas (em São Paulo, 100g R$15,00). Nas palavras de Guilherme Ranieri, autor de Matos de Comer ( http://www.matosdecomer.com.br/ ): “Tirando o fato de termos uma flora exuberante, dezenas de gêneros científicos e uma enorme biodiversidade, não seria legal termos nossas próprias berries?” ¹ Maria-pretinha da Horta E a resposta boa é: temos! Temos frutos, "berries brasileiras", que representam nossa terra nativa e, inclusive, trazem muitas recordações de quintal a alguns. Pitanga, grumixama, amora, cambuci são algumas que talvez sua avó tivesse no quintal. Uma vez que oriundas de árvores, porém, não são viáveis quem tem pequenos quintais ou quer colher berries rapida

Planta da Semana: Capim-Limão X Citronela

Termos Botânicos: Tubérculo, Bulbo e Raiz Tuberosa

Conhecer as nomenclaturas das plantas e suas diferenças são importantes para compreender o que planta e consome em sua horta.     Basicamente são diferenciadas pelo local em que as reservas de nutrientes são acumuladas.