segunda-feira, 12 de junho de 2017

Ideias de Cultivo em Casa (2) - Cuidados Básicos com a Mini-Horta


        Agora que você aprendeu a maneira correta de construir uma mini-horta caseira de temperos, é fundamental saber os cuidados básicos que se tem que tomar para manter sua horta vistosa e saudável.
  • (1) As regas podem ser realizadas pela manhã ou no período da tarde, pois são os horários em que normalmente o clima não está muito quente. A intensidade da rega deve ser de acordo com as condições do solo no momento, isto é, se o substrato está muito úmido (sinta a umidade do substrato com os dedos), não é necessário regar com grande quantidade de água, e vice versa; é importante que o solo nunca fique encharcado. Obs: É importante atentar-se que a água utilizada para a rega poderá escoar, dessa forma, regue os vasos perto de uma pia ou ralo.

  • (2) O sol é vital para o crescimento das plantas, é importante deixa-las em locais que fiquem expostos a luz solar por um período mínimo de 4 horas. Porém, atentar-se aos dias muito quentes e secos, em que este tempo de exposição poderá ser menor.

  • (3) De mês em mês crie o hábito de revolver o solo com um ancinho (rastelo de jardim, ou até mesmo um garfo) tomando sempre cuidado com a raiz. Após revolver o solo, adube as plantas como húmus ( cerca de duas colher de sopa cheias por planta é o suficiente). Retire pequenos matinhos que crescem ao redor das plantas e as folhas secas. Regue. 

  • (4) As podas geralmente ocorrem com a finalidade de consumo. Recomenda-se para ervas que possuem folhas como o manjericão e orégano destacar com as mãos, sem destacar o caule. Já as ervas como alecrim, tomilho e salsa podem ser retiradas diretamente dos galhos em um movimento  da parte mais próxima a raiz em direção ao ápice do galho. 

  • (5) Caso ocorra ataque de pragas, dependendo da dimensão é possível realizar a eliminação manualmente. Caso a infestação persista, invista em um inseticida natural para o controle. Entretanto, deve-se prestar atenção em qual tipo de praga está atingindo as plantas. As pragas que mais comumente tendem a aparecer em temperos são os fungos. O surgimento dos fungos, está ligado principalmente ao excesso de umidade no solo, devido a rega abundante. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário