Pular para o conteúdo principal

Dia Mundial do Meio Ambiente

     Dia 5 de junho é dia de celebrar o que nos mantém vivos: a Natureza. Com o intuito de chamar a atenção para os problemas ambientais e para a importância da preservação dos recursos naturais, a Organização das Nações Unidas criou o Dia Mundial do Meio ambiente. 

   Procurando promover práticas que envolvam a temática desta data surge a Semana do Meio Ambiente. Durante estes cinco dias são promovidas atividades como palestras em escolas, workshops abertos ao público sobre diversos temas referentes ao meio ambiente, como reciclagem doméstica, coleta de lixo nas praias e parques, plantação de mudas de árvores em campos e parques públicos, bem como promover a conscientização da população para o consumo sustentável. 

      A programação desta semana fica a cargo de cada cidade/estado. Em São Paulo, o Dia Mundial do Meio Ambiente será lembrado com programação especial entre os dias 27 de maio e 7 de junho, a programação das atividades pode ser encontrada no site da Secretaria do Meio Ambiente, clicando AQUI

     De forma a participar deste movimento promotor do meio ambiente, nós da Horta Comunitária FSP-USP abordaremos ao longo da semana, dicas simples e informações básicas sobre a temática, fiquem de olho e acompanhem as postagens!!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A Horta beneficiando e sendo beneficiada pela comunidade

Estimular o convívio entre as pessoas e com a natureza no ambiente urbano sob uma visão de sustentabilidade e saúde é uma boa forma de definir o objetivo da Horta. E nada mais ilustrativo do que a doação que recebemos e a que fizemos:



Rodas de chá na Horta

A Horta convida a todos para participar desses "cházinhos", em parceria com o Centro de Referência em Alimentação e Nutrição do Centro de Saúde Escola Geraldo de Paula Souza (CRNutri). Esses encontros propiciarão a degustação de chás aromáticos e terapêuticos, o compartilhamento de informações sobre plantas medicinais e um período de vivência na Horta FSP. Interessados?




Controle Biológico de Pragas: PULGÕES

Em uma horta, manter a harmonia  natural do sistema é a melhor forma de fazer o controle biológico de pragas. Existem espécies de plantas que ajudam a manter esse equilíbrio e controle natural.
Uma das pragas mais comuns nas hortas são os pulgões, pequenos insetos (cerca de 3 mm de comprimento) que se alimentam sugando a seiva das plantas e são capazes de se multiplicar com  rapidez.
Espécies como cravo de defunto, arruda, manjericão, lavanda, hortelã, entre outras com aromas fortes, ajudam a espantar os pulgões, que as detestam. Já a capuchinha atrai os pulgões para si, servindo como uma espécie de armadilha na sua horta. Essas plantas são ótimas companheiras na sua horta, contribuindo na manutenção do equilíbrio e no controle natural de infestações. Outra ótima companheira para sua horta é a joaninha, Ao contrário dos pulgões e outros insetos que se alimentam das plantas e podem ser prejudiciais para sua horta, a joaninha é uma ótima companheira para suas plantinhas. Joaninhas são…