Pular para o conteúdo principal

Planta da semana: Baru






Saiba mais:
- Baru: biologia e uso. Embrapa Cerrados
Post Blog Neide Rigo
http://www.cerratinga.org.br/baru/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Controle Biológico de Pragas: PULGÕES

Em uma horta, manter a harmonia  natural do sistema é a melhor forma de fazer o controle biológico de pragas. Existem espécies de plantas que ajudam a manter esse equilíbrio e controle natural.
Uma das pragas mais comuns nas hortas são os pulgões, pequenos insetos (cerca de 3 mm de comprimento) que se alimentam sugando a seiva das plantas e são capazes de se multiplicar com  rapidez.
Espécies como cravo de defunto, arruda, manjericão, lavanda, hortelã, entre outras com aromas fortes, ajudam a espantar os pulgões, que as detestam. Já a capuchinha atrai os pulgões para si, servindo como uma espécie de armadilha na sua horta. Essas plantas são ótimas companheiras na sua horta, contribuindo na manutenção do equilíbrio e no controle natural de infestações. Outra ótima companheira para sua horta é a joaninha, Ao contrário dos pulgões e outros insetos que se alimentam das plantas e podem ser prejudiciais para sua horta, a joaninha é uma ótima companheira para suas plantinhas. Joaninhas são…

Histórias da Horta

A Horta FSP não tem como objetivo central que os alimentos cultivados sejam base para a alimentação das pessoas, mas sim uma estratégia de reflexão sobre o preparo adequado do alimento, sua origem e o modelo de desenvolvimento econômico e agrícola que temos.  Estimular o convívio entre as pessoas e com a natureza no ambiente urbano sob uma visão de sustentabilidade e saúde, por outro lado, é uma melhor forma de definir o objetivo da Horta.  As relações pessoais e sociais que envolvem a produção de alimentos, portanto, têm relevância equiparada ao próprio alimento produzido para a Horta e ditam a parte "comunitária".  As participações de duas funcionárias, descritas a seguir, são sinal de êxito na proposta do projeto.
Apresentamos, abaixo, a Roberta, nutricionista doutoranda em Saúde Pública. Na próxima foto, é o prato de filé mignon com folhas de ora-pro-nóbis (da Horta!) preparado por ela. Tomate 🍅, cebola e páprica deram aquele saborzinho a mais. 

Já esta abaixo é a senhor…

Planta da semana: Açafrão-da-terra