Pular para o conteúdo principal

Dia de combate à Hipertensão



As Doenças Cardiovasculares (DCV) são a maior causa de mortes no mundo, atualmente. Dentre elas, está a Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS), considerada um problema de saúde pública. A HAS constitui uma importante  condição de risco para complicações cardíacas e cerebrovasculares. Há diversos fatores que podem interferir na culminação da doença: fatores hereditários (casos de doentes na família), envelhecimento, excesso de peso, alimentação com baixo consumo de frutas, legumes e verduras, consumo excessivo de alimentos com elevado teor de sal, consumo excessivo de bebidas alcoólicas, tabagismo, estresse. 

Um indivíduo diagnosticado com hipertensão, tem a sua pressão arterial maior ou igual a 140/90. A doença não possui sintomas específicos, por isso, muitas vezes passam despercebidos por serem "comuns", como por exemplo, as dores de cabeça, a tontura e o cansaço. Dessa forma, é necessário que se faça um acompanhamento rotineiro da pressão, verificando se há (ou não) a ocorrência de grandes alterações, tanto para uma prevenção, quanto para um acompanhamento e tratamento da doença, envolvendo medidas farmacológicas e não farmacológicas.

Algumas medidas de prevenção que não utilizam medicamentos são: manter uma alimentação balanceada, contendo frutas, legumes e verduras. Evitar excessos de tabagismo e consumo de bebidas alcoólicas; manter a hidratação do corpo, ingerindo água regularmente; praticar exercícios físicos regularmente (não só pelo efeito benéfico sobre a pressão arterial, mas também pela redução de outros fatores de risco cardiovasculares); diminuir o consumo excessivo de sal.

Misture ervas e temperos e deixe o sal de lado

Uso de ervas no luga do sal 

O uso de sal de ervas é bastante indicado para os hipertensos, pois são capazes de substituir o consumo de temperos industrializados que comumente possuem elevado teor de sódio. Além disso, o cultivo de temperos não requer um grande espaço, e por serem frescos, darão mais sabor à comida. Abaixo seguem alguns temperos e sugestões de utilização:
  • Alecrim: Carne vermelha, carne de frango, carne suína, e em legumes assados;Louro: Pode ser utilizado em grande variedade de preparações: caldos, legumes, assados, refogados de carnes, molhos de tomate...Pode ser cozido por longos período de tempo sem perder suas propriedades, ao contrário de boa parte das outras ervas;
  • Coentro: Peixes, frutos do mar e saladas;
  • Hortelã e menta: A hortelã pode ser utilizada em carne de cordeiro e para enfeitar sobremesas e bebidas de verão;
  • Manjerona e Orégano: Carnes, molhos de tomate e queijos;
  • Tomilho: Carnes em geral;
  • Sálvia: Carne suína e massas;
  • Manjericão: Molhos de tomate e legumes como abobrinha, berinjela, abóbora e batata;Cebolinha: O talo pode ser utilizado para a decoração dos pratos, trazendo frescor para omeletes, batata e arroz;Pimenta do Reino: A pimenta do reino verde é ótima para molhos de filés, a branca para carne de aves, e a pimenta do reino preta é a mais diversa, podendo ser utilizada em grande parte de pratos salgados, principalmente carnes vermelhas;
  • Noz-Moscada: Molho branco e em molhos de queijo;
  • Cominho: Combina com o feijão, sopas e carnes.



Saiba mais: 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Maria-pretinha, a berry do brasileiro orgulhoso

Blueberry, cranberry, goji berry, framboesa, cereja,  groselha, morango, amora, uva: as conhecidas frutas vermelhas são muito utilizadas em receitas de países frios. Europeus adoram berries, especialmente na confeitaria. Brasileiros também, mas, em um país tropical, têm de pagar preços absurdos por elas (em São Paulo, 100g R$15,00). Nas palavras de Guilherme Ranieri, autor de Matos de Comer ( http://www.matosdecomer.com.br/ ): “Tirando o fato de termos uma flora exuberante, dezenas de gêneros científicos e uma enorme biodiversidade, não seria legal termos nossas próprias berries?” ¹ Maria-pretinha da Horta E a resposta boa é: temos! Temos frutos, "berries brasileiras", que representam nossa terra nativa e, inclusive, trazem muitas recordações de quintal a alguns. Pitanga, grumixama, amora, cambuci são algumas que talvez sua avó tivesse no quintal. Uma vez que oriundas de árvores, porém, não são viáveis quem tem pequenos quintais ou quer colher berries rapida

Planta da Semana: Capim-Limão X Citronela

Termos Botânicos: Tubérculo, Bulbo e Raiz Tuberosa

Conhecer as nomenclaturas das plantas e suas diferenças são importantes para compreender o que planta e consome em sua horta.     Basicamente são diferenciadas pelo local em que as reservas de nutrientes são acumuladas.