Pular para o conteúdo principal

Agroecologia e o manejo do solo

Na atualidade há três formas principais de se manejar o solo agrícola: o manejo químico (ou convencional), o orgânico por substituição de insumos e o agroecológico. No manejo agroecológico, deve-se trabalhar ecologicamente, ou seja, manejar os recursos naturais de forma a respeitar o sistema natural de cada local, envolvendo o solo, o clima, os seres vivos, bem como as inter-relações existentes entre eles. Dessa forma, os manejos agrícolas são realizados segundo as características locais do ambiente, necessitando, portanto, de conhecimentos adquiridos através das vicências e observações de cada agricultor. O manejo agroecológico dos solos se baseia em cinco pontos fundamentais: 

- Solos vivos e bem estruturados:
Um solo vivo pressupõe a presença de variadas formas de organismos interagindo entre si, e interagindo com os componentes minerais e orgânicos do solo. Essa dinâmica biológica exerce uma função essencial na agregação do solo, de modo a torna-lo grumoso e permeável para o ar e para a água. 

- Biodiversidade:
 A manutenção de grande diversidade de plantas em uma mesma área é uma estratégia da natureza para construir maiores níveis de estabilidade na produção biológica, um exemplo de mecanismo natural se dá a partir da secreção de substâncias tóxicas por determinadas espécies, evitando o nascimento de sua própria semente em alguns metros de distância. Além disso, há a necessidade de fornecimento de matéria orgânica diversificada, fomentando o desenvolvimento de variadas formas de vida, aumentando o leque de nutrientes mobilizados. 

- Proteção do solo contra o aquecimento excessivo, o impacto da chuva e o vento permanente:
Para a proteção do solo contra o aquecimento e o impacto da chuva, os solos devem ser cobertos, ou por palha ou por uma vegetação densa. Com a manutenção dessa cobertura, a água se infiltra com mais facilidade no solo, e além disso, favorece que não haja a evaporação da água, e a mesma pode se conservar ao alcance das raízes mesmo após longos períodos sem chuva.

-Bom desenvolvimento da raiz: 
Promove a manutenção do solo bem estruturado e permite que o sistema radicular das plantas cultivadas tenha um bom desenvolvimento e explore grande volume de solo. 

-Autoconfiança do agricultor:
Instituiu-se nos agricultores a crença de que é necessário assistência técnica para manejar o solo, e como não são capacitados para realizar análises e interpretar por si só os resultados, foram condicionados a receber orientações. Já na agroecologia, em vez de receber receitas técnicas prontas, o agricultor passa a observar, pensar e experimentar, e a partir disso, ganha autoconfiança. 


O dia do solo é comemorado no dia 03 de maio

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Maria-pretinha, a berry do brasileiro orgulhoso

Blueberry, cranberry, goji berry, framboesa, cereja,  groselha, morango, amora, uva: as conhecidas frutas vermelhas são muito utilizadas em receitas de países frios. Europeus adoram berries, especialmente na confeitaria. Brasileiros também, mas, em um país tropical, têm de pagar preços absurdos por elas (em São Paulo, 100g R$15,00). Nas palavras de Guilherme Ranieri, autor de Matos de Comer ( http://www.matosdecomer.com.br/ ): “Tirando o fato de termos uma flora exuberante, dezenas de gêneros científicos e uma enorme biodiversidade, não seria legal termos nossas próprias berries?” ¹ Maria-pretinha da Horta E a resposta boa é: temos! Temos frutos, "berries brasileiras", que representam nossa terra nativa e, inclusive, trazem muitas recordações de quintal a alguns. Pitanga, grumixama, amora, cambuci são algumas que talvez sua avó tivesse no quintal. Uma vez que oriundas de árvores, porém, não são viáveis quem tem pequenos quintais ou quer colher berries rapida

Planta da Semana: Capim-Limão X Citronela

Termos Botânicos: Tubérculo, Bulbo e Raiz Tuberosa

Conhecer as nomenclaturas das plantas e suas diferenças são importantes para compreender o que planta e consome em sua horta.     Basicamente são diferenciadas pelo local em que as reservas de nutrientes são acumuladas.