Pular para o conteúdo principal

24 de Abril – Dia Internacional do Milho

Milho Verde Cozido

Este dia tem por objetivo homenagear e incentivar o cultivo e consumo do milho, tido como um dos cereais mais nutritivos e de grande valor cultural, principalmente entre os povos das Américas. 
A nível Nacional, o Dia do Milho (celebrado em 24 de maio), foi instituído através da lei nº 13.101 de 2015, isso porque esse alimento é um dos símbolos da cultura brasileira, sendo utilizado em diversas receitas típicas da nossa culinária afro-brasileira. Além disso, a utilização do milho também se dá pela produção de peças artesanais, a partir de partes não comestíveis.
Vaso de flores produzidas com a palha do milho

Artesanato produzido a partir da palha do milho - Cursos CPT
Diferentes tipos de milhos
O milho foi um alimento base para a refeição de diversas civilizações ao longo dos anos, atualmente, além de ser consumido por nós ele é ser como base para a produção de ração animal devido seu alto valor nutricional. Existe uma grande variedade de milho natural no Brasil (Comum, Pipoca, Branco); no Peru os milhos possuem cores diferentes; e, além disso, é possível encontrar tipos de milhos transgênicos, que podem ser consumidos diretamente ou indiretamente em vários alimentos industrializados.

ATENÇÃO AOS ALIMENTOS TRANSGÊNICOS!
Os transgênicos são alimentos modificados geneticamente com a alteração do código genético, isto é, são inseridos no organismo genes provenientes de outro. Esse procedimento pode ser feito entre organismos de espécies diferentes como plantas, animais e microorganismos.
Os transgênicos podem trazer riscos à saúde como o aumento de alergias, resistência aos antibióticos, o aumento das substâncias tóxicas e maior quantidade de resíduos de agrotóxicos. Além disso, há riscos para o meio ambiente e para a agricultura. Maiores informações podem ser lidas do Instituto Brasileiro de Defesa do consumidor (Idec), no link: Mais informações sobre os transgênicos
Vale ressaltar que o Idec possui campanhas que incentivam a continuação da rotulagem de alimentos transgênicos, uma vez que estava em votação a retirada dessa informação dos rótulos dos alimentos. Campanha de Rotulagem dos Transgênicos

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Maria-pretinha, a berry do brasileiro orgulhoso

Blueberry, cranberry, goji berry, framboesa, cereja,  groselha, morango, amora, uva: as conhecidas frutas vermelhas são muito utilizadas em receitas de países frios. Europeus adoram berries, especialmente na confeitaria. Brasileiros também, mas, em um país tropical, têm de pagar preços absurdos por elas (em São Paulo, 100g R$15,00). Nas palavras de Guilherme Ranieri, autor de Matos de Comer ( http://www.matosdecomer.com.br/ ): “Tirando o fato de termos uma flora exuberante, dezenas de gêneros científicos e uma enorme biodiversidade, não seria legal termos nossas próprias berries?” ¹ Maria-pretinha da Horta E a resposta boa é: temos! Temos frutos, "berries brasileiras", que representam nossa terra nativa e, inclusive, trazem muitas recordações de quintal a alguns. Pitanga, grumixama, amora, cambuci são algumas que talvez sua avó tivesse no quintal. Uma vez que oriundas de árvores, porém, não são viáveis quem tem pequenos quintais ou quer colher berries rapida

Planta da Semana: Capim-Limão X Citronela

Termos Botânicos: Tubérculo, Bulbo e Raiz Tuberosa

Conhecer as nomenclaturas das plantas e suas diferenças são importantes para compreender o que planta e consome em sua horta.     Basicamente são diferenciadas pelo local em que as reservas de nutrientes são acumuladas.