Pular para o conteúdo principal

Muito Prazer

Pesquisadores, alunos, professores, funcionários e simpatizantes da agricultura urbana se reúnem desde o início de 2014 na horta comunitária da FSP/USP.

Todos se beneficiam com o trabalho e com as novas amizades. Até o momento, o trabalho do grupo resultou na construção de um viveiro de mudas, dois minhocários, uma composteira e dois canteiros agroecológicos enriquecidos pela diversidade dos cultivares: hortaliças, flores, ervas medicinais e aromáticas, além da vasta troca de experiência entre todos que se aproximam.

As atividades são contínuas, gratuitas e qualquer interessado pode participar. Os encontros acontecem periodicamente ao lado da creche. Os participantes colocam em prática temas sobre agroecologia, agricultura urbana, segurança alimentar e nutricional, promoção da saúde, entre outros.

O Projeto Horta: Educação e Sustentabilidade é uma iniciativa de funcionários, alunos de graduação e de pós-graduação e docentes da FSP e tem agregado diversos outros parceiros dentro e fora da universidade. Dentre os parceiros internos que colaboram com a configuração atual do projeto, destacam-se a Creche Saúde, o CRNutri, funcionários da jardinagem e da manutenção, além de parceiros externos como a nutricionista egressa Neide Rigo, do blog Come-se.

A ideia do projeto surgiu a partir do lançamento do Edital “Desenvolvimento da Sustentabilidade na USP” em 2013, sendo um dos selecionados para receber a verba disponibilizada pela Superintendência de Gestão Ambiental da USP para a realização das atividades propostas.



Maiores informações no blog hortafsp ou pelo email: hortafsp@gmail.com.









Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Maria-pretinha, a berry do brasileiro orgulhoso

Blueberry, cranberry, goji berry, framboesa, cereja,  groselha, morango, amora, uva: as conhecidas frutas vermelhas são muito utilizadas em receitas de países frios. Europeus adoram berries, especialmente na confeitaria. Brasileiros também, mas, em um país tropical, têm de pagar preços absurdos por elas (em São Paulo, 100g R$15,00). Nas palavras de Guilherme Ranieri, autor de Matos de Comer ( http://www.matosdecomer.com.br/ ): “Tirando o fato de termos uma flora exuberante, dezenas de gêneros científicos e uma enorme biodiversidade, não seria legal termos nossas próprias berries?” ¹ Maria-pretinha da Horta E a resposta boa é: temos! Temos frutos, "berries brasileiras", que representam nossa terra nativa e, inclusive, trazem muitas recordações de quintal a alguns. Pitanga, grumixama, amora, cambuci são algumas que talvez sua avó tivesse no quintal. Uma vez que oriundas de árvores, porém, não são viáveis quem tem pequenos quintais ou quer colher berries rapida

Planta da Semana: Capim-Limão X Citronela

Termos Botânicos: Tubérculo, Bulbo e Raiz Tuberosa

Conhecer as nomenclaturas das plantas e suas diferenças são importantes para compreender o que planta e consome em sua horta.     Basicamente são diferenciadas pelo local em que as reservas de nutrientes são acumuladas.